on terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Conceitos Darwinistas:

Variabilidade intra-específica: é a diversidade/variedade de características dentro de uma espécie, como por exemplo a cor, o tamanho dos membros, etc.

Ambiente: é o motor da evolução. É ele que selecciona os indíviduos que estão mais bem adaptados ao meio, e que por isso, irão sobreviver.

Luta pela sobrevivência: é a luta pela manutenção da vida , em que vários indivíduos são eliminados, devido ao facto das características que possuem não serem as mais apropriadas para sobreviver em determinado ambiente.

Aptidão Evolutiva: diz que um ser vivo tem aptidão evolutiva quando possui as características mais favoráveis para viver e evoluir em determinadas condições ambientais.

Selecção Natural: é o processo pelo qual os indivíduos que possuem qualquer vantagem adaptiva em relação aos restantes num determinado tempo e ambiente se vão tornando mais frequentes.

Reprodução Diferencial: é a reprodução dos indivíduos que foram seleccionados por selecção natural, ou seja, dos individuos que estão mais bem adaptados ao meio e que por isso sobreviveram.
Assim, estes individuos vão transmitir as suas características à descendência.

Estas definições foram retiradas do Livro de Biologia de 11º ano - Terra, Universo de Vida

1 comentários:

António Varela disse...

Muito bem. As referências?