Simbiose

on domingo, 11 de janeiro de 2009

A palavra simbiose é de origem grega – significa viver junto. A simbiose é o relacionamento entre duas ou mais indivíduos de espécies diferentes, e que vivem sob intensa e íntima relação de dependencia, em que cada indivíduo contribui activamente com algo que beneficia a sobrevivência do outro e, de volta, recebe algo em benefício próprio. Os seres que vivem em simbiose são chamados simbióticos. Existem três tipos de simbiose: parasitismo, comensalismo e mutualismo.

No parasitismo, um organismo obtém alimentação e abrigo à custa do outro. Excelente exemplo de parasitismo é dado pelo ancilóstomo, verme que pode viver no intestino do homem e de outros animais.

No comensalismo, um organismo obtém migalhas que sobram da alimentação do hospedeiro que o abriga. Pouco ou nenhum dano é causado. A rêmora, por exemplo, adere ao corpo de tubarões, raias e tartarugas do mar, obtendo transporte e proteção. Quando os hospedeiros matam uma presa, as rêmoras soltam-se e comem os pedaços desprezados por eles.

No mutualismo, ambas as partes se beneficiam. O mutualismo ocorre naturalmente quando uma alga e um fungo crescem juntos e formam um líquen. Ambos os organismos tiram proveito dessa estreita associação. O fungo, que não pode produzir seu alimento, retira-o da alga que, por sua vez, é protegida pelo fungo.


Os liquens são bons exemplos de simbiose.


fonte : http://www.klickeducacao.com.br/

1 comentários:

António Varela disse...

Verificar novamente o conceito de simbiose (já o tinha referido na aula).